As mudanças climáticas presentes em nosso país fazem com que o regime de chuvas seja completamente alterado. “No Brasil, as chuvas se tornaram muito mais frequentes, porém com fortes picos de intensidade em curto espaço de tempo”, explica o arquiteto e urbanista Lúcio Gomes Machado.
As chuvas provocam o transbordamento de calhas em residências, principalmente em residências e estabelecimentos mais antigos. Calhas, condutores, rufos, grelhas, caixas de areia e entre outros são exemplos de elementos que constituem o sistema de drenagem urbana.
Confira a seguir mais exemplos e entenda como é feita a drenagem urbana.
Como é feita a drenagem urbana?
O que é drenagem urbana?
A drenagem urbana nada mais é que o gerenciamento das águas da chuva, considerando a constante urbanização das cidades, as águas da chuva procuram um meio de escoamento. Se este meio não for disponibilizado, poderá causar grandes enchentes, alagamentos, e outros problemas piores.
Por isso o sistema de drenagem é responsável por evitar que esses tipos de problema aconteçam, com um planejamento bem pensado e bem executado.
Falhas existentes no sistema de drenagem
Quando o sistema de drenagem não é bem planejado e há a impermeabilização descontrolada das áreas de escoamento da água da chuva, os problemas começam a surgir. O primeiro problema que costuma se manifestar é a inundação, caracterizada por representar a invasão de águas de rios ou encanamentos por exemplo.
O alagamento é outro problema, que consiste na água parada em um determinado local, encontrando impedimentos ou dificuldades de locomoção.
Outro problema que podemos citar é a enchente, um tipo de fenômeno causado pelas chuvas, o qual faz com que um rio transborde. Geralmente, por não conseguir dar vasão às águas, as enchentes invadem casas e estabelecimentos, alagando ruas por dias ou até mesmo semanas.
Se você possui alguma dúvida sobre o assunto, ou está precisando de outro tipo de serviço, não perca mais tempo e contate-nos agora mesmo! Ligue dd desentupidora sorocaba telefone agora!