Todos os anos, na época de chuvas de verão, as regiões metropolitanas das grandes cidades enfrentam as enchentes que desabrigam milhares de pessoas, fazendo com que percam seus bens e moradias, outras pessoas até chegam a perder a vida.
Normalmente os maiores prejudicado são as pessoas que moram nas áreas mais prejudicadas das cidades, como as favelas, as quais não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando expostas às condições urbanas precárias das cidades.
Confira a seguir mais informações a respeito das enchentes que acontecem em diversas cidades do país, e porquê elas acontecem.
Como ocorrem as enchentes?
O que são as enchentes?
As enchentes são calamidades naturais que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar, resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas.
São consideradas, entre as catástrofes naturais, as que mais causam danos à saúde da população e ao patrimônio, com elevada mortalidade em decorrência do efeito direto das inundações e das doenças infecciosas secundárias aos transtornos nos sistemas de água e saneamento.
Causas
Existem várias causas que dão origem às enchentes. Entre elas, podemos destacar:
- Agressões à natureza: a interferência do homem através de ações como desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, são algumas das atividades que podem aumentar as chances de enchente, visto que a natureza segue um ciclo que quando alterado, pode trazer diversos prejuízos para a área;
- Habitação imprópria: muitas regiões são habitadas sem planejamento e licitações, e quando ocorre em áreas com rios, aumenta o risco de enchentes;
- Falta de consciência ambiental: a população ainda possui o costume de descartar o lixo em locais errados, que acabam sendo arrastados pelas chuvas. O mal planejamento dos esgotos faz com que as enchentes se manifestem.
Se você possui alguma dúvida a respeito deste assunto, entre em contato conosco!