A decantação nada mais é que o ato de separar, através da gravidade, os resíduos sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Para que servem os tanques de decantação? Os resíduos sólidos alcançam o fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente decanta pelo tanque.

Assim que os sólidos se encontram em grandes quantidades no efluente, podendo ser recolhidos sem coagulação, a decantação é dita simples ou primária, aliviando as unidades seguintes com cargas menores, o que resulta na economia referente ao uso dos coagulantes.

Confira a seguir mais informações a respeito dos tanques de decantação e como eles funcionam.

Para que servem os tanques de decantação?

Para que servem os tanques de decantação?

Você necessita de rapidez no serviço? encontre aqui agora a desentupidora rápida em Sorocaba, a SoroDesentupidora presta serviços de desentupimento com extrema rapidez, e excelência na região sorocabana.

Como são os decantadores?

A palavra decantar significa desaguar, e a substância que decanta é a substância líquida, isto é, essa palavra não é usada para sólidos. Os decantadores têm suas dimensões especificadas em função das taxas de escoamento superficial, conforme o tipo e as características do efluente.

Existem tipos diferentes de decantadores, entre eles:

  • Convencionais (clássicos) – recebem a água floculada e processam apenas a decantação;
  • De contato de Sólidos ou Floco Decantador – processam a floculação e decantação no mesmo tanque (manto de lodo entre 10% e 20% do volume).

Escoamento

Em relação ao escoamento, existem os decantadores de escoamento horizontal, e esses geralmente com profundidade relativamente pequena e com comprimento muito grande em relação à sua largura.

Já nos decantadores de escoamento vertical, a aplicação é feita por baixo, cujo o líquido efetua o movimento ascendente. Nos decantadores compactos, o processo de floculação e decantação são feitos ao mesmo tempo.

Precisa de dd dedetizadora em Sorocaba, achou a empresa certa! Dedetizamos a muitos anos na cidade e a sua inteira disponibilidade, fale conosco

O que é o tratamento de esgoto?

O processo de tratamento de esgoto tem como finalidade separar a fase líquida da fase sólida, tratando-se separadamente e de forma adequada cada uma dessas fases, objetivando reduzir ao máximo a carga poluidora.

No fim do processo, tanto a fase líquida quanto a sólida devem estar aptas.

Se você possui algum tipo de dúvida a respeito do assunto, contate-nos agora mesmo para a contratação!

Para que servem os tanques de decantação?
Desentupir? Dedetizar? Técnico Desentupidor e Dedetizador em Sorocaba SP